Família Cidadã - Palestra Novembro Azul
- Ong Vida Alegre
- Nov 18, 2022
- 2 min read
Informações importantes para a prevenção do Câncer da Próstata
A manhã dessa sexta feira (18) foi de informações importantes para o Projeto Família Cidadã do CFVA. A palestra foi sobre o "Novembro Azul", mês que é voltado a saúde do homem, mas diretamente a prevenção do Câncer da Próstata. Os palestrantes que estiveram ministrando o tema com os usuários foram Nilma Evangelista Vilaça, Daniel Araújo, Heitor Figueiredo e Brenda katriny Sousa de Oliveirasão, da Associação Brasileira Acolhedor.
Embora o público feminino tenha sido em maior número, os poucos do masculino participaram com perguntas tirando dúvidas a respeito de sintomas que o homem pode sentir podendo identificar a doença, a idade correta de ir ao urologista e fazer o exame de toque que é de suma importância, mas que infelizmente por boa parte masculina acaba sendo impactado pelo preconceito.
O senhor João Dimas contribuiu com seu depoimento mostrando o quão foi importante ter ido ao urologista e fazer o exame do toque, "E graças ao exame que fiz consegui prevenir um problema de saúde, pois se não fosse o exame eu poderia ter ficado sem andar", explica ele em seu relato. O senhor Robson Pinheiro também deu sua contribuição na palestra, "o homem precisa parar com isso em dizer que não vai no médico pra fazer o toque. Ele tem que ir ou então poderá ficar ruim da saúde e aí vai se tarde", concluiu o usuário.
Quando fazer o exame da próstata?
É recomendado que o exame do toque seja realizado a partir dos 40 anos de idade em homens afrodescendentes e/ou com história familiar positiva para câncer. Caso contrário, pode ser realizado a parir dos 45 anos, pois é a partir desta faixa etária que a próstata pode apresentar alterações que levam ao câncer.
Além do exame do toque retal, outros exames podem ser solicitados. É o caso do exame ultrassonográfico do aparelho e da próstata, de urina e dos exames sanguíneos, como hemogramas, lipidogramas e PSA. O exame de PSA detecta a presença no sangue de uma proteína produzida pela próstata. Quanto maior a quantidade desta substância, maior é a chance do paciente estar com cãncer.
Informações fonte: site cuidados pela vida
Comments